IPTU RJ 2017


O IPTU RJ 2017 é cobrado de todo cidadão que possui uma propriedade, seja ela comercial, apartamento ou casa em zona residencial. O imposto está na constituição federal, e é cobrado de pessoas físicas ou jurídicas.


O objetivo do IPTU é basicamente obter recursos financeiros para o governo, mas também é um meio de controlar os preços das propriedades urbanas. Nos menores estados o IPTU Rio de Janeiro é a fonte principal de verbas.


Seguem abaixo informações importantes sobre reajustes, pagamentos, descontos, isenções e como obter a 2 via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017 da cidade do Rio de Janeiro.

IPTU RJ 2017

Os contribuintes do Rio de Janeiro já estão recebendo em suas residências o carnê para recolhimento do IPTU RJ. Sendo a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo.

IPTU RJ 2017

Leia também:

O estado é a maior rota do turismo internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente.

Valor do IPTU RJ 2017

Por enquanto, procure entrar no site da Prefeitura para ficar informado sobre as datas. E saiba que pagar em dia é muito importante e você pode contar com mais benefícios, porém, é necessário que efetue o pagamento a vista para 15% de desconto no valor IPTU RJ 2017 total, também há a possibilidade de efetuar o pagamento em 12 vezes, porém sem o grande desconto.

O IPTU Rio de Janeiro, com o acordo da inflação do país nos últimos meses pode vir a ter uma aumento esperado pelos proprietários de imóveis, mas espera-se que não tenha essa aumento significativo no imposto. Essa estatística é calculado pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e também por Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Escolha a melhor forma para que você possa ficar em dia com esse IPTU Rio de Janeiro 2017, isso é muito importante, não só pra você, pois o comprovante é importante em muitas transações, mas também para o município que depende de sua contribuição para se desenvolver.


Como emitir 2 via IPTU RJ 2017

IPTU RJ 2017

O boleto de pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2017 deverá ser entregue com antecedência nos endereço cadastrado dos contribuintes pelas agências dos correios, o prazo máximo é de até 15 dias no mês de janeiro. Os proprietários de imóveis que não receberam ou perderam seus boletos de pagamentos poderão realizar a consulta e obter a sua 2 via do IPTU RJ no site da prefeitura municipal.

A seguir, temos os passos para que possa emitir 2 Via IPTU RJ 2017, em caso de extravio ou perca:

  • Acesse site da Prefeitura do RJ www.rio.rj.gov.br;
  • Insira a Inscrição Imobiliária;
  • Digite o ano desejado;
  • Informe os caracteres;
  • Clique em “Consultar”.

Se tiver mas algumas dúvidas entre em contato com a Secretaria Municipal de Fazenda, nos seus postos de atendimentos ou vá até a prefeitura.

Como efetuar o pagamento do IPTU RJ

Para fazer o pagamento do IPTU RJ, é bem simples, basta ir a uma casa loteria ou agência bancaria com o seu carnê em mãos, este que receberá em sua propriedade, seja ela comercial ou residencial, e fazer o pagamento.

O pagamento do IPTU Rio de Janeiro poderá ser realizado de duas maneiras, a primeira em cota única, que é o pagamento a vista com o desconto de 7% e vencimento no mês de fevereiro de 2017, já a outra maneira é o parcelamento com o vencimento entre os meses de fevereiro e dezembro e sem direito a descontos. O pagamento pode ser efetuado nas agências nas quais são:

  • Itaú Unibanco;
  • Mercantil do Brasil;
  • HSBC;
  • Safra;
  • Citibank;
  • Bancoob;
  • Casas Lotéricas.

No IPTU Rio de Janeiro 2017 existe um programa que acumula créditos para que o contribuinte possa ter descontos no pagamento do imposto. O CPF do proprietário deve ser identificado nas notas fiscais, os descontos pode chegar a 100% e pode seu ser utilizado em qualquer imóvel.

Leia também:

Agora que você já conferiu as informações sobre o IPTU Rio de Janeiro 2017, não, esqueça de deixar o seu comentário, falando o que achou do artigo, ou, alguma dúvida que possamos tirar sua. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *