IPTU SP 2017


O IPTU SP 2017 é um imposto que recaí sobre todos aqueles que possuem um imóvel em área urbana, pessoas físicas e jurídicas, não importando se a propriedade está sendo habitada ou não. A cobrança do tributo é anual e tem o vencimento geralmente no primeiro trimestre do ano.


O recolhimento do seu IPTU São Paulo serve para fortalecer os cofres da Prefeitura para que, assim, o dinheiro seja aplicado na melhoria da qualidade de vida dos habitantes daquela região. O valor arrecado é utilizado para pagar funcionários públicos, financiar obras para melhorar serviços públicos entre outras coisas.


Continue a ler mais informações importantes sobre o IPTU SP, e, tire as dúvidas necessária logo abaixo.

IPTU SP 2017

Os moradores da cidade de São Paulo donos de qualquer imóvel que ocupe espaço urbano, seja casa, prédios, terrenos etc, precisam pagar anualmente o IPTU SP com a possibilidade de ser multado caso não realizar o pagamento do tributo no prazo determinado.

IPTU SP 2017

Leia também:

Com a notícia de que os carnês do IPTU 2017 já estão sendo distribuídos, muitos brasileiros estão indo à internet procurar informações para ficar por dentro de todos os passos necessários para realizar a quitação do tributo.

Nesse artigo você encontrará informações importantes acerca do IPTU SP 2017, sobre reajustes, descontos, valores, onde pagar e como emitir a segunda via do documento.

Valor do IPTU SP 2017

Com o objetivo de arrecadar uma média de R$ 150 milhões no ano que vem, o reajuste para o valor do IPTU possui um aumento para imóveis maiores de 500 m² que não estejam habitando, ficando 10% mais caro para residências e 15% mais caro para comércios.

Caso o contribuinte realizar o pagamento do imposto até o final de Fevereiro poderá desfrutar de um desconto de 5% sobre o valor total da dívida. 40% dos contribuintes de São Paulo são isentos do pagamento do IPTU SP 2017, já que seus imóveis possuem um valor de venda inferior a R$ 160 mil.

Como emitir 2 Via do IPTU SP 2017

IPTU SP 2017

Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê em sua residência ou por algum motivo ou tenha perdido o documento, é muito simples emitir 2 Via do IPTU SP 2017 através da Internet, veja a seguir:

  • Acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br;
  • Digite o numero do contribuinte;
  • Selecione a parcela a ser impressa;
  • Informe o ano;
  • Clique em “Gerar 2ª via”.

Feito isso o sistema retornará com todos os valores que deverão ser pagos e estão atribuídos a sua propriedade, agora é só imprimir. O contribuinte ainda pode emitir a 2 Via nas prefeituras dos bairros que estão espalhadas pela Capital de São Paulo, de segunda a sexta, de 9h ás 16h.

Como efetuar o pagamento do IPTU SP

O pagamento do IPTU SP é muito simples: com o carnê e/ou a segunda via em mãos, o cidadão deverá se encaminhar para qualquer agência bancária ou loteria federal, e realizar a quitação da dívida.

No IPTU SP 2017, podemos realizar o pagamento em cota única com 4% de desconto no valor total com vencimento no mês de fevereiro e data escolhida pelo dono do imóvel no cadastro da prefeitura do estado de São Paulo. A outra opção é o pagamento parcelado em até dez vezes, mas, sem desconto e com vencimento das parcela escolhido pelo o contribuinte.

O contribuinte pode efetuar o pagamento pela internet, no site dos banco no qual são conveniados, pode ser também nos caixas de autoatendimento nas agências credenciadas, casas lotéricas. O atraso no pagamento podem vir correr um juros de 0,33% ao dia, até um limite de 20%. O zoneamento é um conjunto de regras que define as atividades que podem ser instaladas em diferentes locais da cidade de São Paulo, facilitando ao contribuinte que poderá saber em qual zoneamento o seu imóvel está localizado.

Leia também:

Lembrando que pagando por cota única, antes do vencimento, um desconto é aplicado sobre o valor da dívida. E caso a dívida de seu imóvel seja extensa demais para ser paga de uma vez, a dica é parcelar o tributo.

Agora que você já conferiu as informações sobre o IPTU São Paulo 2017, não, esqueça de deixar o seu comentário, falando o que achou do artigo, ou, alguma dúvida que possamos tirar sua. Boa sorte!

1 Comentário

Deixe um Comentário